Planejando quartos infantis
As crianças merecem atenção especial, e planejar o quarto infantil pode ser u...
A organização de uma marcenaria diz muito sobre a qualidade do trabalho e das possibilidades que ela tem de crescer de forma profissional. A forma como você gerencia o seu espaço de trabalho influencia diretamente na sua produtividade (ou na da equipe) e na percepção que os clientes podem ter dos seus serviços. Portanto, organizar sua estrutura de produção pode render mais lucro, produtividade e menor número de problemas.
Além disso, uma marcenaria limpa e organizada, por menor que ela seja, reúne mais condições de entregar projetos dentro do prazo e sem erros. E não é necessário realizar grandes investimentos, mas executar pequenos hábitos no dia a dia é essencial.
1. Conserve o ambiente sempre limpo
Nada mais justo do que abrir a lista com esse tópico, afinal, a boa limpeza é premissa básica para manter organização em qualquer ambiente. Além de garantir mais segurança e higiene para todos, manter a sua marcenaria limpa colabora para garantir que equipamentos e matérias-primas estejam sempre em bom estado de conservação.
Sempre que finalizar um projeto, guarde todos os produtos e limpe seus equipamentos devidamente. Mesmo usando só aquelas máquinas que tenham coletores de pó, o hábito de varrer o ambiente e lubrificar equipamentos, conforme os manuais do fabricante, é uma prática que faz toda a diferença.
2. Defina um espaço exclusivo para as ferramentas
Ter um local definido para organizar suas ferramentas é fundamental. É nesse cantinho que você vai centralizar grande parte dos seus instrumentos de trabalho. Por isso, é importante escolher um local que seja próximo da sua bancada ou de onde você vai trabalhar na maior parte do tempo. O ideal é que as ferramentas estejam abrigadas a um braço de distância umas das outras.
3. Mantenha seu estoque abastecido
Contratempos com materiais podem ser uma grande dor de cabeça e atrapalhar toda a organização da sua marcenaria. Portanto, deixar seu estoque sempre organizado, com materiais prontos para serem usados à sua disposição é indispensável. Certificar-se de que seu estoque está sempre abastecido com todos os materiais necessários é essencial para que a sua marcenaria tenha mais produtividade e qualidade de entrega.
E, falando de estoque, vale lembrar que o acúmulo de materiais que não apresentem giro em 30 dias também não é legal. Além de essa sobra representar um ativo financeiro parado na sua marcenaria, esse material pode ocupar um espaço desnecessário. Então, tenha muito cuidado com exageros na hora de abastecer o seu estoque.
4. Descarte o que você não usa
Não tenha dó de descartar aquela ferramenta quebrada ou materiais com problemas. Quando você guarda o que não precisa, o acúmulo pode acabar prejudicando sua produtividade e, certamente, atrapalhando você. Livrar-se do que não tem utilidade, além de ser uma ótima medida para manter a higiene, também deixa o espaço disponível para aquilo que realmente importa.