Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Tão escondidas, mas tão essenciais, as dobradiças para móveis são peças importantíssimas na construção dos seus projetos, por isso, escolher a peça certa faz toda a diferença. Tudo bem, sabemos que pequenos detalhes podem passar despercebidos, mas escolher as dobradiças corretas é crucial para a durabilidade e conservação dos móveis.
Bom, como você sabe, a principal função das dobradiças é sustentar e permitir o abre e fecha de esquadrias, portas e janelas no geral. Nos móveis, elas entram na parte de acabamento. Dividindo-se em dois grupos, as peças com pinos são as mais comuns e indicadas para uso em portas ou janelas mais leves. Já as dobradiças com anel têm mais reforços, portanto, são o encaixe perfeito para materiais mais pesados.
Felizmente, o mercado de marcenaria está cada vez mais atento a esse acessório que faz parte do dia a dia. Atualmente, já é possível encontrar diversas opções dos mais variados tamanhos, tipos e funcionalidades. Mas como fazer a escolha certa para cada projeto? Para te ajudar nessa missão, vamos falar um pouco de alguns modelos de dobradiças e onde eles se encaixam melhor. Pegue papel e caneta e confira!
Dobradiça de pressão
Proporcionando maior comodidade e praticidade, a dobradiça de pressão dispensa o uso de parafuso e, como sugere o próprio nome, depende apenas da pressão dos dedos para ser fixada. Mesmo que a primeira impressão sobre esse modelo seja de que ele é ineficaz, uma peça de pressão suporta o dobro de movimentações (abre e fecha do armário) com relação à tradicional. Você pode utilizá-la muito bem em projetos de armários pequenos de cozinha.
Dobradiça reta
Muitíssimo indicada para portas de móveis que precisam de um recobrimento total do topo do montante, a dobradiça reta é perfeita para móveis simples de duas portas ou até mesmo para ser colocada na primeira e na última porta de um móvel com várias portas seguidas.
Dobradiça curva
Também indicada para armários com várias portas seguidas, a dobradiça curva tem um recobrimento parcial do topo. Dessa forma, a peça garante a abertura das portas sem que uma interfira no funcionamento das outras.
Dobradiça alta
As dobradiças retas e curvas fazem com que as portas corram na parte externa do móvel, logo, com recobrimento total ou parcial do topo. Já com a dobradiça alta, a porta não bate no topo, trabalhando na parte interna e mudando completamente o posicionamento das portas no móvel.
Fale com o seu cliente sobre cuidados
Agora que você já sabe mais de cada modelo de corrediça, antes de ir, vale mencionar que, quando você for entregar o projeto ao seu cliente, é bom lembrá-lo de que a manutenção e os cuidados com as dobradiças são fundamentais. O grande segredo para manter a durabilidade da peça é lubrificá-la com certa frequência. Assim, é possível evitar corrosões e rangidos.
Gostou desse artigo? Então continue ligado no nosso blog, pois sempre trazemos ótimos conteúdos para te ajudar. Siga-nos também no Instagram: @clubeduratex. Sempre temos novidades incríveis para você. Até mais. 🙂