Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Na área de marcenaria, montar seu portfólio é fundamental, pois ele mostra seu trabalho, dá ideias aos clientes e ajuda a fechar negócios. Confira nossas dicas para montar o seu!
O ideal é ter os dois. O impresso, normalmente um álbum com fotos, é útil em visitas a clientes. Já o eletrônico – em um site ou como uma apresentação que pode ser enviada por e-mail – serve para mostrar seu trabalho antes mesmo de um contato pessoal.
Primeiramente, organize as fotos de seus projetos ou móveis. Se não tiver, comece a tirar já, para poder montar um portfólio mais à frente. Vale também entrar em contato com alguns clientes antigos e pedir para fotografar suas peças. E lembre-se: as fotos não precisam ser profissionais, mas devem ter qualidade!
Por tipo de ambiente. Normalmente, os clientes querem móveis para determinado espaço, como cozinha, closet ou sala. Portanto, é mais lógico agrupar as imagens dessa forma, colocando as melhores em primeiro lugar. Além disso, se você produzir móveis comerciais ou para escritório, não se esqueça de apresentá-los também, mas separadamente.
Vale a pena criar um site. Atualmente, existem diversas opções do tipo “faça você mesmo”. Confira neste artigo algumas ferramentas gratuitas que você pode utilizar. Além disso, você pode colocar suas fotos em sites de compartilhamento de imagens, como o Flickr ou o Instagram. Mas não se esqueça de incluir seus dados de contato.
Faça de acordo com seu bolso. Você pode começar de forma caseira e, quando tiver possibilidade, investir contratando um fotógrafo ou uma agência de comunicação para profissionalizar seu material.
Siga essas dicas e tenha sempre à mão um portfólio atualizado.