Saiba como escolher a furadeira ideal para você

Conheça as opções de furadeiras do mercado e suas funções e descubra a melhor escolha para o seu dia a dia.

Por Redação | 21 de janeiro de 2019 às 15:21

Compartilhar

Você já possui a sua furadeira ideal? Afinal, a primeira coisa que você deve ter em mente, antes de iniciar um projeto, é o tipo de trabalho que sua marcenaria realiza e a função de cada equipamento, para que a escolha da furadeira seja sempre a mais adequada.

Existem diversas opções disponíveis no mercado: manual ou elétrica; bancada horizontal ou estacionária; furadeira veneziana, furadeira de corrente, furadeira múltipla ou pneumática. As diferenças entre elas estão nas potências e principalmente na qualidade das peças utilizadas na sua fabricação.

Veja a função de cada uma delas e qual seria a furadeira ideal para o tipo de trabalho realizado em sua marcenaria.

Furadeira manual ou elétrica

A mais comum de todas, a furadeira manual, é um equipamento prático e multiúso. Ela pode ser elétrica ou à bateria, o que a deixa mais versátil, pois pode ser utilizada em locais que não têm energia elétrica. Existem modelos específicos para hobby, marcenarias e indústrias. A força de avanço vem do operador, que força a furadeira contra o material, enquanto a rotação vem de um motor da própria furadeira. Existem modelos que também são parafusadeiras, o que dá uma dupla utilidade à ferramenta.

Para o uso profissional, é necessário utilizar um modelo com ao menos 700 W de potência. Existem também os martelos perfuradores, que podem chegar a 1500 W.

Também é necessário o uso da empunhadeira lateral. Ela aumenta muito a firmeza e a precisão da pegada na ferramenta. Algumas delas vêm com um limitador de profundidade, outra função bem interessante no dia a dia.

Furadeira martelete

A furadeira martelete é uma máquina de marcenaria de impacto. Ela serve para furar uma viga de concreto.

Por exemplo: se você for produzir um móvel que será colocado em uma coluna na hora da montagem, é necessário usar a martelete.

Furadeira de bancada horizontal

De médio porte, a furadeira de bancada horizontal é utilizada para fazer furos e espigas-fêmeas para a colocação de cavilhas, dobradiças ou fechaduras. Ela pode fazer serviços de uma furadeira vertical. Para isso, basta colocar a peça a ser trabalhada numa posição em que a furação seja feita de forma horizontal.

Com ela também é possível realizar trabalhos mais delicados, com furos menores. Existem modelos de furadeiras de bancada que são adaptados para afiar facas utilizadas em desempenadeiras e desengrossadeiras.

Com acessórios opcionais, você aumenta a versatilidade da furadeira. Por exemplo, você pode utilizá-la para entalhar madeiras. Usando uma lixadeira de tambor no mandril, a furadeira de bancada também pode ser transformada em um máquina de lixar para fazer curvas côncavas.

Ela é fácil de operar e de baixo custo e ferramental muito barato e de longa durabilidade. Existem dois tipos: as máquinas de chapa (para marceneiro e hobby) e as máquinas de ferro fundido (linha industrial).

Furadeira veneziana

De uso específico, a furadeira veneziana faz os rasgos na sequência para montagem das paletas de veneziana. É um equipamento exclusivo para esse trabalho.

Furadeira de corrente

Também um equipamento de uso específico, a furadeira de corrente faz o furo para o encaixe de espigas de cadeira. Caso você queira expandir seus negócios, ela pode ser muito útil, mas não é uma máquina de extrema necessidade.

Furadeira múltipla

A furadeira múltipla é ideal para matéria-prima de chapas de MDF e ou aglomerado. Ela faz a furação múltipla de 32 em 32 milímetros para aplicação das ferragens: puxadores, suportes prateleiras, calços e dobradiças. Também é possível fazer furações múltiplas semiautomáticas com um cabeçote com movimento vertical e horizontal, equipado com diversas brocas.

Existem também furadeiras com furação específica para aplicação de dobradiças, calços e dispositivos de montagem tipo VB.

Fique por dentro de outras dicas seguindo o Instagram do Clube Duratex aqui!