Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Você sabe como organizar as finanças da sua marcenaria? Para ter uma marcenaria de sucesso, ser um bom marceneiro é fundamental, mas é preciso uma excelente administração para que ela dê certo.
A gestão das finanças é o que garante a sustentação e o crescimento da sua empresa. Por isso, é importante investir em conhecimento e em ferramentas que te auxiliam a planejar e a organizar o dia a dia da sua marcenaria.
Confira abaixo 3 dicas para começar a organizar suas finanças.
A primeira regra para uma boa administração financeira é não misturar as finanças pessoais com as profissionais.
Usar o dinheiro de um para cobrir o outro, mesmo que seja em pequenos gastos, pode bagunçar o controle do seu fluxo de caixa – algo que veremos mais à frente.
Esse é um grande erro que muitas empresas cometem, geralmente por não terem uma conta-corrente específica para o negócio. Se é o seu caso, faça agora mesmo a sua!
Além de te ajudar a controlar as entradas e saídas da sua empresa, a conta-corrente para pessoa jurídica tem mais vantagens. Entre elas estão a facilidade de conseguir empréstimos para o seu negócio, transferências DOC e TED, juros mais baixos e outros benefícios, a depender do banco.
O fluxo de caixa é o registro de entradas e saídas do caixa da sua empresa, ou seja, tudo o que você paga e tudo o que você recebe.
Para que ele seja eficaz, é preciso um registro detalhado de todas as movimentações financeiras, por menores ou maiores que sejam. Esse registro pode ser diário, semanal e mensal. Além disso, é importante fazer relatórios periódicos para analisar a saúde financeira da sua empresa.
O SEBRAE oferece uma planilha gratuita para você fazer o seu fluxo de caixa, já indicando tudo o que você deve preencher. Além disso, existem aplicativos mais automatizados, entre eles o GuiaBolso, o Mobills e o Quickbooks.
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento, mesmo com o melhor dos planejamentos. Um equipamento que quebra, acidentes, fenômenos naturais ou até mesmo algum fator externo que impacte na demanda pelos seus serviços.
Por isso, é bom estar preparado com uma reserva financeira que cubra gastos dos quais você não pode fugir. Essa reserva precisa estar prevista no seu planejamento e pode ser obtida aos poucos. No seu fluxo de caixa, preveja um respiro mensal com o saldo positivo de cada mês.
Assim, você garante a saúde financeira da sua marcenaria em caso de imprevistos, sem precisar recorrer a empréstimos bancários.
Gostou? Então, fique ligado no Clube para mais dicas de como alavancar seu negócio!