Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
Você sabe o quanto elas custam e como são importantes para seu trabalho. Estamos falando das ferramentas da marcenaria, principalmente as de corte. Ficar sem uma delas ou usar uma danificada é problema na certa para seu cronograma de entregas e para seu bolso. A saída mais simples é cuidar bem do que você usa para trabalhar, e aqui vão algumas dicas básicas para isso.
É muito importante ter um local próprio, limpo e adequado para guardar as ferramentas. É preciso haver uma distância entre elas, para que uma não bata na outra, evitando danos. Se você não tem um espaço assim, crie-o, mantenha-o organizado e oriente a todos que trabalham na marcenaria para guardar corretamente as ferramentas ao final do expediente.
Brocas e serras devem ser afiadas sempre que necessário, caso contrário, a qualidade da produção cai, e a vida útil das ferramentas diminui. Além disso, uma afiação incorreta resulta em mais tempo de trabalho, no corte e no lixamento e maior consumo de energia. Os sinais de que a ferramenta precisa ser afiada são desgastes, trincas ou lascas nos dentes de corte ou dentes que apresentam aspecto de queima no corte. Já no caso das brocas, há dificuldade na perfuração ou imperfeições na furação.
Estabelecer uma rotina de manutenção preventiva para as ferramentas pode parecer uma tarefa a mais no seu já corrido dia a dia, mas os benefícios compensam. Esse cronograma depende de uma série de fatores: a matéria-prima das ferramentas, o material com que está trabalhando e, principalmente, o volume de trabalho. Existem algumas regras gerais – como trocar a serra a cada 20 a 25 afiações –, mas o melhor é consultar os fabricantes.
Se você trabalha com outras pessoas, todos devem estar comprometidos com a preservação e a manutenção das ferramentas da marcenaria. Por isso, treine o pessoal em relação a esse assunto, explicando como armazenar, usar e avaliar as ferramentas. Assim, sua equipe poderá identificar qualquer necessidade de manutenção logo que surgir. Isso evita problemas e garante a qualidade das operações e do acabamento dos móveis, sem gastos desnecessários nem perda de tempo.
Lembre-se: o MDF da Duratex é produzido a partir de madeira de eucalipto, que apresenta melhor acabamento de corte e usabilidade, melhor furação e maior “agarre” dos parafusos. Com as ferramentas em boas condições, é muito fácil trabalhar com ele.
Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!