Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Saber como fazer um orçamento pode ser a chave do sucesso do seu produto final. Afinal, uma boa entrega está diretamente relacionada a um bom planejamento.
O orçamento é a soma de todos os gastos com a produção do móvel mais o seu lucro. Apesar de parecer muita coisa, é possível fazer esse planejamento sem erro. Sendo assim, você evita gastos desnecessários e pode conceder facilidades no pagamento sem comprometer os seus ganhos.
Mas, para isso, é importante atentar aos detalhes. O principal é ter um bom planejamento para saber o que será necessário para entregar ao cliente o que ele pediu e o que ele precisa. Nenhum gasto pode ficar de fora. Então, confira o passo a passo de como fazer um orçamento.
Primeiramente, a produção de um móvel envolve os materiais, máquinas, equipamentos, transporte e custos indiretos (energia, água, telefone etc.). Para isso, você precisa saber exatamente do que o seu cliente precisa e que materiais e equipamentos serão utilizados para fabricar o produto.
O preço da mão de obra é muito importante para definir o valor final da peça. Você deve fazer esse cálculo com base no salário/hora da mão de obra vezes a quantidade de horas dedicadas à produção do pedido. Mais uma vez, conhecer exatamente o que e como será produzido é fundamental para saber quanto tempo o trabalho vai demandar.
Além disso, algo importante a se pesquisar ao definir o preço do seu trabalho é o preço de mercado. A partir disso, você terá um parâmetro de quanto cobrar, o que pode ser acima, na média ou abaixo do valor de mercado.
Mas é preciso ter cuidado para não cobrar muito fora do padrão para a região. Se você cobra muito acima, perde clientes para os profissionais que cobram mais barato. Se cobrar muito abaixo, você pode perder dinheiro ao invés de ganhar.
Aqui, você define o quanto vai ganhar pelo trabalho. É a etapa final da montagem do preço. Você pode definir que ganhará 10%, 20%, até 100% em cima do valor gasto no projeto, de acordo com o tipo de obra, cliente e com base no mercado.
Custo do material e equipamentos + gastos indiretos + mão de obra + lucro = preço do produto
Gostou da dica? Aproveite e saiba mais sobre gestão de processos da marcenaria.