Modelo de negócio na marcenaria: planejamento estratégico e inovação – A Marcenaria do Martins

Martins se deu conta de que está cada vez mais difícil fazer previsões futuras em função das constantes mudanças econômicas e de tendências do consumidor. Rever o seu modelo de negócio e inová-lo será o seu próximo grande desafio.

Por Redação | 7 de julho de 2021 às 16:02

Compartilhar

 

Logo depois de aprofundar seu conhecimento nos conteúdos do Clube Duratex, Martins percebeu que antes de partir para o planejamento estratégico, é importante respeitar algumas etapas. A primeira delas é refletir sobre o atual modelo de negócio da sua marcenaria e se esse modelo está gerando os resultados esperados.

O planejamento estratégico é uma série de processos que devem ser seguidos para estabelecer metas e alcançar resultados. Antes de tudo, é preciso saber onde se quer chegar.

Primeiramente, através da análise do modelo de negócio da marcenaria, Martins poderá identificar novas possibilidade, bem como explorar novos mercados e produtos e conquistar novos clientes.

Em seguida, buscando inovar o modelo de negócio da sua marcenaria, ele se prepara para refletir sobre os seguintes pontos:

  • Para quem a minha marcenaria quer vender?
  • O que os meus clientes buscam?
  • Como chegar até os meus clientes?
  • Como vai ser o meu relacionamento com os clientes?
  • Quantos clientes estão dispostos a pagar pelo projeto?

Logo após esse exercício, analisando o seu negócio do lado externo, Martins precisa analisar os processos internos da marcenaria a partir do check-list abaixo:

  • Quais são as atividades chave?
  • Quais são os recursos necessários para executar as atividades chave?
  • Listar parceiros e quem pode ajudar. Aqui damos dicas de como construir parcerias sólidas com arquitetos e designers e também com marmoraria e serralheria.
  • Quais são os custos para executar as atividades?

Dessa forma, Martins terá uma visão ampla da sua marcenaria enxergando diversas possibilidades de melhorias e isso ajudará no seu modelo de negócio. Então, olhando para o lado de fora, ele entenderá o que pode ser vendido e por qual valor, assim como olhar para dentro mostrará o quanto custará para produzir.

Gostou do vídeo? Quer mais conteúdos como esse?  Fique de olho nas próximas dicas do Martins aqui no nosso blog.