Dicas imperdíveis para fixar espelhos em seus móveis de MDF

Espelhos podem ser boas opções para realçar o potencial dos ambientes, mas requerem cautela para que o móvel mantenha qualidade e durabilidade

Por Redação | 16 de outubro de 2019 às 19:02

Compartilhar

Os espelhos se afirmam como objetos atemporais que são capazes de ampliar os ambientes e ainda dar uma sensação de sofisticação.

Isso acontece porque trazem versatilidade, podendo compor designs, estilos, acabamentos e até mesmo películas. Ainda por cima, são superfuncionais para ambientes com móveis e pisos escuros, pois refletem luminosidade natural e artificial.

Créditos: Viva Decora/ Tieshawonalicife/ Casa Abril/ Viva Decora

Mas talvez a função mais universal do espelho seja otimizar o espaço do ambiente que, muitas vezes, pode não comportar um espelho de corpo inteiro. Os armários acabam sendo uma boa solução para o problema. Por isso, esse costuma ser um pedido bastante requisitado pelos clientes de marcenarias.

As pessoas instalam espelhos em móveis de MDF frequentemente, já que é uma mistura que traz sofisticação e praticidade. Porém, é necessário estar atento a alguns toques e ajustes que vão fazer a diferença quando for realizar esse tipo de instalação.

Não fixe o espelho na chapa de MDF por inteiro

Créditos: Dafiti/ Decoração de Casa

Você precisa ter cautela na hora de instalar o espelho na chapa de MDF, pois, por ser um produto orgânico, a chapa fica tamponada. Ou seja, ela não respira do lado em que está o espelho, e isso faz com que cresça para o outro lado.

Dependendo da estrutura em que isso for feito, a chapa pode até mesmo empenar.

Faça cortes na chapa para dar mais durabilidade ao móvel

Faça cortes longitudinais e transversais na face em que o espelho está colado, a uma profundidade de 1/3 da espessura do material. Dessa maneira, quanto maior a espessura do seu material, maior será a profundidade do corte.

A tensão superficial da chapa será quebrada, e isso permitirá que ela respire. Assim, você não corre o risco de que a chapa empene e, consequentemente, não cria problemas para o cliente e para a sua marcenaria. Porém, esse é um processo irreversível, e não será possível remover o espelho depois.

Leia mais

Mescle padrões revestidos com os espelhos em guarda-roupas para um móvel mais sofisticado

Créditos: Mobly / Magazine Luiza / Madeira Madeira/  Dafiti 

Um truque muito legal, para deixar um resultado final muito estiloso e dentro de todas as tendências do mercado mobiliário, é usar padrões de MDF revestidos em uma porta do armário e instalar o espelho  em outra. Isto trará um toque de aconchego e beleza para o ambiente.

Fique de olho no Clube Duratex para mais dicas exclusivas para você.