Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Iniciamos este artigo com uma supernovidade: ele é o primeiro de uma série especial que vai tratar de um assunto muito importante para seu negócio: como obter mais lucro na marcenaria. Além de dicas, insights e grandes sacadas, você vai aprender, nessa série de três conteúdos, o que precisa ser feito para sobrar “aquela grana” em caixa no final de todos os meses do ano.
Preparado? Papel e caneta na mão!
É mais do que comum as marcenarias focarem seus esforços no aumento de receita sem saber ao certo se estão tendo lucro. Então, se você está seguindo este caminho, é hora de embarcar em uma nova rota. Agora é o momento certo de rever alguns conceitos e colocar em prática novas estratégias que garantirão o futuro do seu negócio.
Antes de mais nada, receita, faturamento e lucro são 3 conceitos primordiais que todo empresário do ramo moveleiro deveria ter em mente para garantir o lucro da sua empresa. Por isso lembre-se: a marcenaria é uma empresa que produz e vende produtos e serviços em troca de lucro.
Receita: É o valor que entra no caixa ao vender o produto ou prestar o serviço;
Faturamento: É o valor das vendas de produtos e serviços dentro de um período, sem considerar se a venda foi à vista ou parcelada;
Lucro: É o valor que se obtém da atividade econômica como um todo. Simplificando, subtraem-se todos os custos, despesas e tributos e obtém-se o valor, que corre o risco de ser negativo.
Ter o foco somente em receita, faturamento e lucro não garante que a sua marcenaria obtenha sucesso. A economia mudou, e hoje o lucro deve ser a consequência da atividade econômica, de um modelo de negócio eficaz. E o que isso quer dizer? Em resumo, que o seu negócio deve entregar valor para o cliente final, atendendo suas necessidades e resolvendo seus problemas.
Como qualquer outra empresa, a marcenaria deve ter uma operação que funcione da mesma forma todos os dias da semana.
Marcenarias que dependem do proprietário para resolver problemas e imprevistos o tempo todo estão com os dias contados. Essa operação está instável, e por isso é preciso agir logo.
A grande estratégia para conseguir mais tempo é saber ordenar os problemas da sua marcenaria por prioridade, considerando o maior número de ocorrências por dia, ou seja, aquelas que mais tomam o seu tempo durante a semana. Feita a identificação dos principais problemas, é hora de identificar as causas, que podem ter origem no método de trabalho, no material utilizado, na mão de obra, nas máquinas, nas medidas, etc.
Enfim, com essa estratégia você não perde o seu valioso tempo resolvendo problemas todos os dias, pois eliminará todas as causas dos problemas.
Além disso, considerando que você elimine seu envolvimento com um problema básico, com certeza terá mais tempo para começar a pensar mais estrategicamente no seu negócio, estudar, analisar e entender quais são as melhores práticas que darão certo e ajudarão a estabilizar a sua operação.
Em suma, o grande benefício de colocar no papel o fluxo e as principais funções da marcenaria será a visualização de muita coisa que pode ser melhorada, pois você terá uma visão muito mais clara do funcionamento do seu negócio.
Assim que você construir o macroprocesso, é muito importante que você o apresente para a sua equipe. As pessoas-chave devem ter uma participação ativa nessa construção, corrigindo o que for necessário no macroprocesso desenhado.
Por fim, após os ajustes, é necessário criar os procedimentos em cada “macroatividade”. E para isso é preciso fazer uma lista de atividades que devem ser executadas em sequência. Quem deve executar, os recursos necessários, tempo e equipamentos envolvidos, etc.
Um processo é uma sequência de atividades que, quando executadas, geram um produto final.
Dessa forma, por mais que os produtos finais de uma marcenaria possam variar, você sempre terá atividades-padrão que serão executadas em uma determinada ordem para produzir os móveis sob medida.
Em resumo, uma vez definido como será o macroprocesso, é hora de colocá-lo em prática dentro da marcenaria; mas prepare-se: as pessoas não vão segui-lo, pois estão acostumadas a fazer as atividades como sempre faziam. Portanto, o sucesso nesta fase inicial de “estabilização da operação” vai depender diretamente do acompanhamento da execução dos processos já definidos.
Enfim, agora é preciso trabalhar de forma diferente, e o primeiro passo é sair da operação, liberando-se de atividades operacionais urgentes e rotineiras.
Portanto é preciso delegar tarefas e ajudar os seus funcionários a executarem as atividades. Afinal, com uma operação estável, você vai conseguir prever o quanto a marcenaria terá de lucro no curto e médio prazo. Boa jornada!
Parte 1: Estabilizando a sua operação
Capítulo 2: Tornando a sua operação escalável
Parte 3 : Investir para crescer