Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
O ato de medir peças e objetos faz parte da vida de todo marceneiro e é parte fundamental de qualquer projeto, afinal, é a partir daí que se inicia a fabricação de peças bonitas, estáveis e funcionais. Dessa forma, com a ajuda das ferramentas de medição, é possível designar com precisão diversos tipos de medidas, como: comprimento, altura, área, massa, volume, pressão, ângulo, entre outros.
Logo, esses instrumentos são indispensáveis para o dia a dia de trabalho em uma marcenaria, desde a fabricação de móveis e objetos de decoração até as obras e reformas. Sem eles, além do trabalho se tornar mais difícil e resultar em peças que podem ficar fora do padrão, tortas e irregulares, a satisfação dos clientes é prejudicada.
Bom, e agora, quais são as ferramentas de medição que não podem faltar na sua bancada? Para descobrir, continue lendo este artigo, que vamos te contar tudo!
Sabe aquele básico que funciona? Então! A régua é altamente útil no dia a dia, já que permite que você faça medições simples e também traços. Uma dica é ter à disposição réguas de diferentes tamanhos na marcenaria, como de 30 centímetros e 1 metro, por exemplo. Dessa forma, você pode utilizá-las como aliadas em projetos variados.
Com essa incrível ferramenta de medição, você consegue duas utilidades: medir o tamanho de objetos (semelhante à régua) e medir ângulos (de 90° e 45°). Assim, o esquadro é usado principalmente na montagem de estruturas de móveis, e você pode encontrá-lo em modelos de diferentes tamanhos. O de 30 cm é o mais comum.
De nome complicado, o paquímetro permite fazer medições com bastante precisão. Além de medir dimensões lineares internas e externas, essa ferramenta pode ser usada para medir a profundidade de uma peça ou item, como pregos e parafusos. Caso queira uma medição ainda mais precisa, você pode optar por paquímetros que considerem até centésimos de milímetros.
Aliada indispensável na hora de construir e reformar móveis, a trena é usada para medir objetos maiores, bem como espaços e distâncias, e pode ser encontrada no modelo de laser, que faz a medição de forma eletrônica. Para a sua marcenaria, o ideal é ter uma trena de, pelo menos, 3 metros.
O nível é uma ferramenta que não tem exatamente a função de medir, afinal, ele não mostra números. Entretanto, ele é indispensável para alinhar uma superfície em relação ao piso, colocando-a no ângulo correto, seja de 45°, 90° ou 180°.
Por fim, mas muito importante, o micrômetro é usado, principalmente, para medições externas e afere dimensões lineares, como altura, espessura, profundidade, largura, entre outras. Na fabricação de peças de móveis em que se exige grande precisão, a ferramenta pode te ajudar a entregar resultados ainda melhores.
Ainda dá tempo de ganhar DuraCoins em dobro com a Coleção Internos!
E sempre vale aquele lembrete do que é bom: até o final deste mês, você ganha 2x mais DuraCoins com a Coleção Internos para deixar seus móveis mais bonitos por dentro e por fora. É assim: 1 chapa Duratex Internos = 10 DuraCoins = R$ 10 em prêmios ou cashback*.
Não perca tempo! Aproveite essa vantagem cadastrando suas notas em clubeduratex.com.br e deixe seus projetos ainda mais bonitos por dentro e por fora!
*Campanha válida somente para compras de julho a setembro de 2023. As demais chapas valem 5 DuraCoins cada. Branco Ártico vale 1 DuraCoin cada.