Checklist do sucesso: tudo o que você precisa verificar antes de instalar um móvel
Tão importante quanto a fabricação, a instalação dos móveis é uma etapa c...
O uso de stain ou verniz é uma técnica popular para proteção e embelezamento da madeira, inclusive na finalização de móveis. Entretanto, apesar de cumprirem as mesmas funções, os produtos fazem isso de formas diferentes.
Então, a pergunta que não quer calar é: qual dos métodos é melhor? Quando devemos usar stain e quando apostar no verniz? E, claro, qual é a diferença entre os dois produtos? Vem com a gente, que nós te contamos tudo neste artigo!
O verniz é uma opção que proporciona um acabamento acetinado e brilhante. Sua aplicação forma uma película de filme resinosa, que é uma barreira que protege a superfície, mas diminui o aspecto próprio da madeira.
Dessa forma, o verniz é um acabamento indicado para estruturas de ambientes internos, como:
Vale ressaltar que, pelo fato de o verniz não ter proteção solar, não é a melhor escolha para os ambientes externos. Sendo assim, é indicado como uma pré-pintura, para ser aplicado antes de usar um esmalte para completar o acabamento.
Dentre as opções, o verniz isolante é o mais conhecido e comum entre os acabamentos para madeira, principalmente no Brasil. O tempo médio de secagem dele é de oito horas entre as demãos.
Agora, falando do stain, essa é a opção para um acabamento mais fosco e tem como principal característica a preservação do aspecto natural da madeira. Por não formar filme, além de proteger a superfície da madeira, ele realça os veios e nós característicos do material.
A proteção que o stain proporciona é por hidrorrepelência, sendo assim, impede que a água entre na madeira. Por isso, além de ser recomendado para projetos de móveis em ambientes externos, é uma ótima escolha para os decks de piscina. Além de proteger a madeira do sol, o produto deixa o material menos escorregadio. Recomenda-se seis horas de secagem entre as demãos.
Em relação ao verniz, o stain é um material de manutenção mais simples, afinal, pode ser reaplicado após uma simples limpeza que possa remover as partículas de pó, sem a necessidade de lixamento.
Por fim, agora que você já conhece a diferença entre os acabamentos com stain e verniz, já pode fazer as melhores escolhas para os seus projetos e surpreender seus clientes!