Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
A cola para madeira é uma aliada de todo marceneiro. E apesar de parecer simples, as técnicas de colar madeira podem variar de acordo com o tipo do projeto.
Lembre-se: dependendo do peso ou da densidade do material, o adesivo pode ser muito fraco, comprometendo a durabilidade da peça. Por isso, é preciso saber qual cola escolher em cada ocasião, conhecer as diferenças entre os principais tipos disponíveis e garantir que elas estejam na sua bancada.
Parece demais, né? Mas está tudo bem. Afinal, hoje vamos te contar quais são as colas essenciais para os seus projetos e quais são os atributos principais de cada uma delas. Continue lendo e confira!
Muito comum em aplicações que pedem alta resistência mecânica, durabilidade em temperaturas extremas e impermeabilidade, a epóxi consiste em um adesivo composto por duas partes: resina e endurecedor. Quando esses dois componentes são misturados, há uma reação química que promove uma ligação durável, capaz de aderir a uma variedade de materiais, como metal, plástico, vidro e madeira.
Essa é mais uma opção que também consiste em um tipo de adesivo aplicado em ambas as superfícies a serem unidas, secando até que fique pegajoso ao toque. Então, quando as peças são pressionadas juntas, a cola forma uma ligação forte e permanente. É indicada para quando você precisa de uma adesão rápida e eficaz.
É uma cola à base de polivinil acetato que se apresenta nas formas líquida e seca transparente. Ela é muito utilizada em trabalhos de artesanato, escolares e em projetos de marcenaria leve.
Essa cola é conhecida por sua versatilidade, sendo adequada para unir papel, papelão, madeira, tecido, entre outros materiais porosos. A cor amarela geralmente se deve a aditivos ou pigmentos presentes na composição, mas fica transparente quando seca.
Essa cola é um tipo de adesivo em que a formulação principal é composta por água e resinas sintéticas ou naturais. Como não contém solventes orgânicos voláteis, é considerada a opção mais segura e menos tóxica do que muitos outros tipos de adesivos.
A grande vantagem da cola à base d’água é que ela pode ser uma ótima escolha em uma variedade de aplicações, como papel, papelão, madeira, tecido e outros materiais porosos. Sua secagem é mais lenta quando comparada com as colas à base de solventes, mas também promove uma fixação forte e durável depois de estar totalmente seca.
Composta por monômeros de cianoacrilato que entram em polimerização rapidamente em contato com a umidade do ar, essa cola é um tipo de adesivo de secagem rápida e forte que promove uma ligação sólida entre as superfícies a serem unidas.
Sua utilização é bastante versátil e pode ser a escolha certa para materiais como plástico, metal, borracha, cerâmica e vidro. Normalmente, é usada para pequenos reparos, artesanato, modelagem e em outras aplicações industriais.
Famosa por ser bastante resistente e versátil, a cola de poliuretano é um tipo de adesivo composto por polímeros de poliuretano que formam uma ligação forte e durável, garantindo resistência à água, ao calor e a produtos químicos. Para atender a diversas necessidades de aplicação, essa cola pode ser encontrada nas formas líquida, em gel ou espumosa.
Sabe a “cola branca” ou “cola escolar”? É dela mesmo que estamos falando! Amplamente utilizada em projetos escolares, artesanato e trabalhos mais simples na marcenaria, essa cola é uma opção seca transparente e, por ser solúvel em água, garante facilidade na limpeza e manipulação. Além disso, o PVA não é tóxico, o que, além de tudo, garante segurança para o uso em ambientes domésticos.