Passos indispensáveis para projetos de sucesso na sua marcenaria

Aprenda com o Clube Duratex quais são os pontos cruciais para projetar mobiliários que vão conquistar clientes fieis para a sua marcenaria.

Por Redação | 11 de setembro de 2024 às 13:56

Compartilhar

O objetivo de todo marceneiro é entregar aquele mobiliário que atenda, de forma cirúrgica, todas as expectativas do cliente. Por isso, para criar projetos que vão além do esperado, é preciso levar em consideração alguns pontos que nem sempre são considerados. Quer saber quais são eles? Vamos te contar agora!

Priorize as necessidades do seu cliente

Antes de começar qualquer projeto, tenha uma conversa franca com o seu cliente para entender como aquele mobiliário vai agregar no dia a dia. Tente entender como funciona a rotina dele e não tenha vergonha de perguntar tudo o que for necessário para construir um móvel que vá fazer a diferença.

Além disso, quando você consegue captar as necessidades do seu cliente, torna-se mais fácil encontrar materiais e acabamentos que, além de atender às expectativas com muito mais assertividade, te ajudam a chegar em um orçamento e prazo justos para ambos os lados.

Leve em conta o fluxo nos ambientes

O conforto e a praticidade são indispensáveis em um projeto. Afinal, além de garantir um ambiente agradável, também é necessário evitar obstáculos e prevenir acidentes. Para isso, leve à risca as dimensões do espaço, a localização das portas e das janelas, as áreas de circulação, os pontos de iluminação e ventilação.

Lembre-se que um projeto eficiente deve criar soluções funcionais e harmoniosas. Assim, esses pontos são cruciais para projetar os móveis em disposições que não atrapalham, mas favoreçam as atividades que serão realizadas em cada ambiente.

Considere o equilíbrio visual

Quando você considera o equilíbrio visual do ambiente, fica mais fácil entregar um projeto em que os elementos tenham o mesmo peso visual e, automaticamente, agreguem uma sensação de ordem e simetria.

Para alcançar tal equilíbrio, por exemplo, você pode projetar o mobiliário pensando na semelhança entre cada ponto do cômodo, focar nos itens principais e, se possível, criar peças idênticas ou que tenham contraste visual.

Capriche na montagem

A montagem é a parte final da materialização do sonho que o seu cliente te confiou. Portanto, acompanhe esse processo e certifique-se de que cada detalhe saiu como o planejado.

Se algum ajuste for necessário, providencie o mais breve possível. Tenha em mente que a qualidade da entrega do produto final é uma grande oportunidade de fidelizar o cliente. Sendo assim, não deixe de prestar um excelente atendimento!