Dicas para criar um closet perfeito

Saiba quais são os passos indispensáveis para projetar o closet dos sonhos para os seus clientes!

Por Redação | 18 de setembro de 2024 às 09:54

Compartilhar

Muito desejado, principalmente pelos amantes da moda, o closet é uma maneira prática para organizar roupas, calçados e acessórios de uma maneira muito mais visual, aproveitando ao máximo o espaço disponível!

Além disso, um closet permite a personalização, com compartimentos ideais para cada categoria de itens que irão ocupá-lo. Com isso, o cômodo torna-se mais agradável, aconchegante e, mais importante, cumpre o propósito de ser um ambiente otimizado.

Para te ajudar a entregar o closet dos sonhos para os seus clientes, listamos aqui algumas dicas que vão deixar esse processo mais fácil. Vem conferir!

Entenda o que o seu cliente espera

Um passo muito importante para criar o closet perfeito é trabalhar com seu cliente para identificar os detalhes que mais o encantam e atendem às suas necessidades diárias. Procure entender os desejos dele para entregar um espaço verdadeiramente personalizado.

Investir em uma conversa de qualidade com seu cliente permite que ambos definam os potenciais e as limitações do projeto. Acredite, essa é a forma mais saudável e assertiva de alcançar um acordo e obter um resultado que supere as expectativas.

Conheça o espaço e suas particularidades

A visita é um dos momentos mais importantes de qualquer projeto e, tratando-se de um closet, não é diferente. É nessa hora que você vai conhecer o espaço em que o mobiliário será instalado e entender os desafios que poderão surgir. Afinal, em alguns casos, o closet pode ter um espaço inteiro dedicado ou pode ser parte do quarto.

Nesse contexto, leve em consideração aspectos como a localização da porta, tomadas, interruptores, nivelamento do piso e toda a mobília envolvida. Certifique-se também de perguntar sobre tudo o que seu cliente pretende guardar, quantas pessoas irão utilizar o espaço e qualquer outro detalhe relevante. Dessa forma, será muito mais fácil definir com precisão a largura, altura e profundidade do móvel.

Crie um bom plano de corte para as peças do closet

Após conhecer o espaço e identificar as peças que irão compor o closet, o próximo passo é elaborar o plano de corte. Esse processo consiste, essencialmente, em organizar e ordenar as peças que serão cortadas, garantindo precisão e eficiência na execução.

Definindo o plano de corte, você aproveita as chapas da melhor forma possível, empregando fitas de bordas e etiquetas, passos que aumentam a eficiência, a organização e a agilidade na entrega do projeto.

Selecione as ferragens adequadas para o mobiliário

As ferragens desempenham a função essencial de conectar uma peça à outra, dando forma e estrutura ao móvel. Por isso, são um dos componentes mais importantes de qualquer projeto. No caso de um closet, sua lista de ferragens incluirá, basicamente, os seguintes itens:

  • Tubo e suporte para cabideiro
  • Dobradiças
  • Puxadores
  • Corrediças

Apesar dessa lista ser a mais comum na maioria dos casos, certifique-se de que elas são o suficiente para o seu projeto, já que, em alguns casos, você pode precisar de outras opções. Por fim, lembre-se sempre de que a ferragem adequada agrega mais qualidade e durabilidade para o closet que você está entregando.

Rumo ao closet perfeito

Como você pode perceber, na hora de projetar o closet perfeito, os detalhes fazem toda a diferença. Portanto, mesmo os mais simples devem ser cuidadosamente considerados para criar um espaço que encantará seu cliente e fará seus olhos brilharem.