Como escolher o vidro ideal para móveis planejados

Saiba como acertar em cheio na hora de levar o vidro como complemento para os seus projetos!

Por Redação | 25 de novembro de 2024 às 13:52

Compartilhar

Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis planejados. Afinal, a combinação desses dois materiais proporciona resultados altamente versáteis e atemporais. Com diversas opções de vidro disponíveis, surge a pergunta: como escolher o tipo ideal para seus móveis planejados? É isso que vamos te contar agora!

Cada vidro com suas características

Assim como qualquer material, cada tipo de vidro possui características únicas que, além de contribuir para o resultado estético, podem agregar mais segurança, conforto e economia ao projeto. Por isso, o primeiro passo na escolha do vidro ideal é considerar as necessidades específicas do ambiente e o resultado desejado.

Para definir o vidro mais adequado, é essencial conhecer um pouco mais sobre as características de cada tipo. Vamos lá?

Vidro comum (FLOAT)

Também conhecido como FLOAT, o vidro comum serve como base para a fabricação de outros tipos de vidro. Com uma superfície uniforme, é amplamente utilizado em esquadrias, tampos de mesa e como matéria-prima para vidros laminados e espelhos.

Vidro canelado

Ótima escolha para projetos com um toque retrô, os vidros canelados são ideais para manter os objetos armazenados de forma discreta. Seu acabamento ondulado valoriza e confere um destaque especial ao móvel.

Vidro temperado

Conhecido por sua resistência e segurança, o vidro temperado é amplamente utilizado na construção civil e na arquitetura. Por passar por um processo de têmpera, ele é cinco vezes mais resistente a impactos do que o vidro comum. Em caso de quebra, o vidro temperado se fragmenta em pequenos pedaços não cortantes, reduzindo o risco de acidentes.

Vidro laminado

Se a segurança é prioridade, o vidro laminado é a escolha ideal. Composto por duas ou mais camadas de vidro unidas por uma película de PVB ou EVA, ele mantém os fragmentos presos à película em caso de quebra, minimizando o risco de ferimentos. Além disso, oferece isolamento acústico e filtra até 99% dos raios UV, protegendo móveis e tecidos da descoloração.

Vidro extra claro

Destacando-se pela transparência superior, o vidro extra claro elimina o tom esverdeado presente em outros tipos de vidro. É a escolha ideal para mobiliários que demandam alta fidelidade de cores e nitidez.

Vidros coloridos

Se o seu cliente deseja um toque extra de cor e personalidade no mobiliário, os vidros coloridos são a escolha ideal. Com acabamento colorido e aspecto envernizado, esse tipo de vidro é amplamente utilizado em móveis e na decoração de interiores, agregando modernidade e privacidade aos espaços.

Agora que você já conhece os principais tipos de vidro para mobiliários, basta entender as demandas dos seus clientes e sugerir a opção ideal para criar móveis que, com certeza, ficarão encantadores