Dicas de aproveitamento de espaço e circulação em cozinhas pequenas

Uma cozinha pequena pode ser funcional, sem perder seu charme, com móveis planejados

Por Redação | 18 de agosto de 2019 às 15:04

Compartilhar

Cozinhas sempre foram muito importantes nas casas. Entretanto, os apartamentos estão cada vez mais compactos, e isso pode ser um desafio quando o assunto é montar uma cozinha pequena. Ela deve ser prática, funcional e organizada como qualquer outra.

Separamos algumas dicas para melhor aproveitamento do espaço.

Circulação entre os eletrodomésticos

A boa circulação no ambiente é um desafio em cozinhas pequenas, e a marcenaria planejada pode ser uma boa solução. O primeiro passo é sempre calcular com precisão as medidas da área de circulação.

Dependendo do tamanho na cozinha, o ideal é criar um triângulo (pia > fogão > geladeira) ou uma linha reta que aproxime o espaço entre esses eletrodomésticos.

Cozinha americana é uma opção para abrir o espaço

As cozinhas americanas em estilo aberto dominam as tendências na decoração, pois integram o ambiente, garantindo um melhor aproveitamento do espaço. Por isso, invista em bancadas, que são ótimas para refeições rápidas. Além disso, aproveite também a parte aérea com armários até o teto.

Eletrodomésticos embutidos otimizam o espaço

Em primeiro lugar, os eletrodomésticos, como fogão, geladeira, forno, lava-louças, entre outros, precisam ser compactos e embutidos. Por isso, é importante calcular o tamanho correto, para não ficar com espaços sobrando.

Nichos e prateleiras multiplicam o espaço de organização de utensílios 

Os nichos e prateleiras são perfeitos para ocupar espaços em paredes sem comprometer as demais áreas úteis. Eles são muito bons para a organização dos utensílios domésticos e também ajudam a organizar o ambiente.

Fuja do branco – e abuse das cores e madeirados

Mesmo sendo pequeno, o ambiente não precisa ser todo branco. Ofereça ao seu cliente padrões de MDF coloridos, que podem dar um estilo mais moderno à decoração. Você pode utilizar um único tom para manter uma unidade ou misturar diversos padrões em um mesmo móvel, criando um ambiente mais aconchegante.

MDF Ultra Premium

Enfim, MDF é uma ótima opção de material para os móveis da cozinha. Afinal, além de ele ser versátil, com diversas cores e texturas, você pode utilizá-lo desde a produção de armários e bancadas até em revestimentos de paredes. Para mais resistência à umidade, use o MDF Duratex Ultra Premium, que é uma excelente opção em ambientes molháveis.

Siga o Clube Duratex no Instagram e fique por dentro das novidades. Clique aqui!