Marketing digital: uma linha direta de vendas e relacionamento com o mercado

O marketing digital já está consolidado, mas algumas empresas ainda não sabem como se posicionar no cenário virtual. Por isso, preparamos dicas especiais para você entender como utilizar o marketing digital para se relacionar com seus clientes.

Por Redação | 26 de março de 2020 às 16:43

Compartilhar

O planejamento da área comercial da sua empresa pode ir muito além do showroom, do telefone, de peças publicitárias em papel ou da indicação de arquitetos e clientes mais antigos. O ambiente virtual é o lugar ideal para que o seu negócio seja encontrado por novos consumidores com necessidades que podem ser supridas pela sua marcenaria. É uma abertura de mercado instantânea e de grande porte. Enfim, é aí que entra o marketing digital.

Quando você enxerga essa possibilidade, há uma lista de muitos itens a ser preenchida de forma habilidosa e perspicaz.

Por isso, preparamos esta lista abordando a migração dos mercados, que deve acontecer por muito tempo e talvez de forma cada vez mais permanente daqui pra frente. Essa migração é a digital. É claro que ela já começou, mas ainda tem muito a evoluir e ganhar mais espaço na área comercial da sua marcenaria.

Minha empresa digital

Com isso em mente, em qual “estágio digital” está a sua empresa? A primeira pergunta que você deve fazer sobre o seu negócio é se ele está nas plataformas digitais. As pessoas conseguem encontrar a sua marcenaria no Google, no Facebook ou Instagram, por exemplo? Se sim, como é sua comunicação com a sua audiência e como essa audiência chegou até a sua empresa? Se não, qual é o canal em que vai encontrar o seu cliente ideal?

Respondidas essas perguntas, você deve definir o tom do discurso que usa nas suas comunicações, que assuntos vai abordar e como vai manter um diálogo com o usuário. Como é possível chamar o leitor para alguma ação que dê continuidade à conversa? É o chamado call to action, uma maneira de convidar a pessoa a tomar alguma ação frente ao conteúdo que você está compartilhando. Pode ser algo relacionado à venda em si ou não. Pode ser apenas uma ação de fortalecimento de marca. Dessa forma, a sua marcenaria vai construindo uma relação de confiança com o público online e passa a ser referência quando o assunto for móveis sob medida, por exemplo. Com esse esquema desenhado, você vai ter as seguintes vantagens frente aos concorrentes:

Vantagens

Criar autoridade: Mesmo que você não receba um aumento significativo de novas prospecções para vendas no início, você estará posicionando a sua marca. É importante relacionar o seu nome à resolução de um problema que o cliente poderá ter no futuro. Quando o cliente decidir comprar, lembrará da sua marcenaria, e você terá uma vantagem extra a partir de um relacionamento de confiança sobre determinado assunto.

Reduzir custos: A redução dos custos atuais em divulgação e vendas é uma vantagem quando se fala nas plataformas digitais. Mas captar na internet novas prospecções exige um fluxo bem alinhado entre marketing digital e vendas para você conseguir reduzir consideravelmente os custos. Os canais digitais auxiliam também no suporte de pós-vendas, pois os conteúdos gerados digitalmente podem ser utilizados nas assistências e atendimentos aos clientes.

Agilidade nas vendas: O marketing digital poderá, no primeiro momento, facilitar as vendas offline da sua marcenaria. O cliente que entrar no showroom da marcenaria, após ter consumido um material na internet, entrará com outra visão. Ele já terá conhecimento sobre a sua marca e sobre o valor da sua entrega. Além disso, já há um relacionamento construído a partir de conteúdo interessante gerado pelo seu negócio. Assim, seu argumento de venda poderá ser muito mais breve, porque já existe uma conversa prévia que começou no ambiente digital.

Leia mais:

Fique de olho no Clube para mais dicas!