MDF: dicas para não errar na hora da limpeza!

Saiba como limpar o MDF adequadamente e garantir a durabilidade do mobiliário

Por Redação | 29 de maio de 2024 às 16:51

Compartilhar

A limpeza adequada do MDF é uma missão a ser cumprida tanto por marceneiros quanto pelos clientes finais que recebem o mobiliário feito desse material. Afinal, o uso inadequado de produtos ou técnicas pode ser prejudicial ao acabamento e resultar em manchas ou outras avarias.

Para te ajudar a manter a qualidade dos materiais usados em seus projetos e saber orientar seus clientes, separamos aqui algumas dicas para você mandar bem na hora de limpar seus MDFs. Vem conferir!

O simples bem-feito

O MDF é composto por uma mistura de fibras de madeiras aglutinadas com resinas sintéticas. Sendo assim, sua limpeza é simples, rápida e fácil.

Para limpá-lo com eficácia e adequadamente, um pano macio molhado em água e torcido será o seu melhor aliado. Assim, você remove a poeira e outras sujeiras na superfície. Por fim, basta secar a região com um pano seco.

Se você for dar o acabamento na entrega do móvel e também para a limpeza no dia a dia, o limpa vidros também funciona. Apesar de receber outra indicação no mercado, o produto tem uma fórmula que combina elementos como álcool e solventes, promovendo uma limpeza eficaz e secagem rápida, evitando o aspecto engordurado ou até mesmo manchas do próprio processo de limpeza.

Para limpezas pesadas

Agora, se o móvel apresentar sujeiras mais difíceis de remover, você pode removê-las com um sabão neutro e reforçar a limpeza com o pano.

Se a limpeza precisar ser ainda mais pesada, a recomendação é usar um pano umedecido com querosene e, em seguida, finalizar também com um pano seco para remover o excesso. Você também pode usar acetona ou álcool 90%.

É importante evitar

Jamais use para limpar MDF materiais como:

  • Escovas de aço
  • Esponjas
  • Buchas
  • Cera
  • Silicone
  • Produtos para lustrar móveis
  • Detergentes

Agora que você já sabe o que fazer e o que evitar, é só aplicar as dicas no seu dia a dia e, claro, sempre orientar seus clientes da maneira correta!