Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
Quando o assunto é acabamento para madeira, os detalhes dizem muito! Afinal, todo marceneiro sabe que as minuciosidades são as grandes responsáveis por agregar autenticidade e personalidade aos projetos. Atualmente, é possível encontrar diversos tipos de acabamento para madeira, sendo que cada um deles oferece diferentes cores, brilhos e nível de resistência ao sol e à chuva.
Diante de tantas opções, neste artigo vamos falar sobre aqueles que, apesar de serem os mais populares, fazem toda a diferença no resultado dos seus projetos. Continue lendo e confira as características de alguns deles!
Cera
Se você deseja agregar ao seu projeto um acabamento natural ou um visual mais rústico, a cera é a opção certa! Sendo um material barato e muito acessível, a cera pode ser aplicada em móveis de madeira, resultando em uma superfície acetinada. Além do mais, você pode encontrar diferentes tipos de cera no mercado, tanto naturais como sintéticas.
As ceras sintéticas, por exemplo, são ideais para peças decorativas. No caso das naturais, são ótimas para utilitários de cozinha, como cabos de talheres, tábuas de corte decorativas e por aí vai. O melhor de tudo é que, ao finalizar seu projeto, você pode combinar diferentes tipos de cera para criar um acabamento ainda mais personalizado. Sem contar que você pode usar uma cera exclusiva. Para isso, basta combinar alguns ingredientes simples, como parafina, breu e cera de abelha.
Verniz
Disponível nas versões com base aquosa (acrílico) ou base sintética (esmalte), o verniz é um acabamento artificial que cria uma película protetora em volta da madeira. Porém o verniz diminui a capacidade de a peça respirar, então pode resultar em um visível efeito “craquelado” em peças mais antigas, quando a própria madeira dilatou e se moveu internamente ou o verniz desgastou.
Falando em impermeabilização, o verniz é um dos acabamentos mais resistentes, sendo o verniz marítimo o acabamento mais indicado para peças de exterior que ficarão muito expostas a intempéries.
Óleos
Classificados como um acabamento natural e também com função impermeabilizante, os óleos, encontrados em uma ampla gama de versões, são absorvidos pelos poros da madeira, permitindo que o material respire. Outra grande vantagem é que o óleo é um acabamento de fácil renovação e manutenção. Por outro lado, por devido à sua grande capacidade de absorção, o óleo mantém a textura da própria madeira, dando um aspecto mais natural ao móvel, o qual realça apenas a cor natural da matéria-prima.
Goma-laca
Popularmente conhecida como casca de barata, a goma-laca é um tipo de acabamento para madeira muito semelhante ao verniz, que pode ser usada em móveis, esquadrias e pisos que não ficarão expostos ao sol e à chuva.
Assim como os óleos e o verniz, a goma-laca também tem propriedades impermeabilizantes. Vale alertar que a goma-laca pode apresentar manchas caso a superfície do móvel entre em contato com solventes, perfumes e até mesmo bebidas como vinho e café.
Para fechar com chave de ouro
Agora que já falamos sobre o acabamento, para fechar este artigo com chave de ouro, vale lembrar que TODOS os padrões Duratex estão valendo DuraCoins em dobro neste mês. É assim: 1 chapa Duratex = R$ 10 em prêmios = 10 DuraCoins. Então não perca tempo: compre suas chapas preferidas, cadastre suas notas em até 30 dias após a compra e aproveite!