Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
Para escolher a corrediça ideal, existem diversos fatores que devem ser considerados, como o peso suportado, a segurança ao abrir e fechar e o orçamento do cliente
As corrediças servem para facilitar o deslizamento das gavetas, ajudando a manter o móvel em bom estado. Além disso, elas garantem economia, pois, em caso de defeito, você pode trocar apenas a corrediça, em vez de todo o móvel.
Mas nem todas as corrediças são iguais: existem diferentes modelos para diferentes necessidades e disponibilidade de recursos.
Para escolher a corrediça ideal, você deve levar em conta:
Peso suportado: há corrediças com diferentes capacidades.
Segurança ao abrir e fechar: alguns modelos contêm amortecedores e/ou travas, que impedem que a gaveta bata com muita força ao fechar ou saiam completamente ao abrir.
Preço: o orçamento do cliente é um fator importante na escolha das corrediças. Em móveis com muitas gavetas, elas podem aumentar significativamente o preço do produto.
O modelo mais comum de corrediça é a do tipo roldana, cuja maior vantagem é o preço. Esse modelo abre cerca de 80% da gaveta e tem capacidade para até 25 kg.
Vendida em pares, ela tem quatro trilhos: dois para serem fixados nas laterais do móvel (fêmeas) e dois para serem fixados na base da gaveta (machos). Geralmente, cada um ocupa cerca de 14 mm, então deverão ser descontados 28 mm da largura total do vão do móvel.
Esse é o modelo mais barato de corrediça, mas também é o mais frágil e ainda tem a desvantagem de não apresentar travas. Isso faz com que as gavetas saiam por completo, mesmo quando você não quer.
As corrediças telescópicas são encontradas em diversos modelos e têm o mesmo objetivo. Fabricadas em aço, suportam de 35 kg (no modelo light) a 45 kg. Elas proporcionam uma abertura mais leve, macia e total da gaveta, sem fazer aquele barulho incômodo.
Esse modelo de corrediça também é vendido em pares, composto de dois trilhos telescópicos de três estágios, mas que devem ser instalados no meio da gaveta, e não na parte de baixo, como acontece na roldana. A largura dos trilhos geralmente é de 13 mm.
As corrediças telescópicas são muito indicadas para planejados e têm a segurança da trava, que evita que ela saia completamente do móvel.
A corrediça invisível é bem parecida com a telescópica, exceto pelo fato de que os trilhos não aparecem quando a gaveta se abre, porque ficam instalados na parte inferior. Esse modelo permite a abertura total da gaveta e tem uma trava para que ela não saia do móvel.
Além disso, a corrediça invisível tem um amortecimento suave no fecho ou um sistema touch to open, que permite abrir a gaveta com apenas um toque.
Fique de olho no Clube Duratex para mais dicas sobre o mundo da marcenaria!