Diferentes tipos de placa substratos de MDF e suas vantagens

Existem diversos tipos de placas substratos MDF, e todos eles oferecem vantagens ótimas de acordo com a sua necessidade

Por Redação | 22 de dezembro de 2021 às 12:05

Compartilhar

As placas de O MDF tem diversas vantagens tanto para o(a) marceneiro(a) quanto para quem é cliente. É um material com ótima estabilidade e grande capacidade de absorção de tinta. Todos esses benefícios garantem um ótimo acabamento quando se trata de pinturas e revestimentos.

A versatilidade é outro ponto positivo e um diferencial interessante para os profissionais da marcenaria. Itens mais criativos e com desenvolvimento mais autoral, em sua variedade, podem ser elaborados com mais facilidade graças ao seu manuseio simples.

Outro fator a ser levado em consideração é que o MDF é um produto ecologicamente correto, pois é feito com fibras de madeira de reflorestamento. Esse material é considerado sustentável, pois evita o desmatamento.

O preço também faz do MDF uma ótima opção, pois, por ser mais acessível, ele é perfeito para construir móveis. E, mesmo com o preço menor, ele não deixa a desejar em qualidade.

Existem diversos tipos de placas substratos MDF, cada um com finalidades específicas. Para que você consiga explorar todo o potencial desse material, separamos alguns modelos. Confira a seguir suas particularidades e onde eles podem ser perfeitamente aplicados, desde móveis, passando por pisos, até paredes.

MDF resistente a umidade

Apresenta características de durabilidade e resistência e pode ser usado em diversos segmentos, na fabricação de móveis planejados e também na construção civil. Por causa da resina impermeável, protege de ambientes úmidos.

MDF que retarda o avanço do fogo

Contém resinas especiais que retardam a propagação das chamas. São ótimos para lugares com grande circulação de pessoas e no qual existe preocupação quanto a incêndios. Pode ser aplicado em áreas internas secas, paredes, tetos, pisos e mobiliário.

MDF resistente ao fogo

O MDF resistente ao fogo segue a mesma linha dos que retardam o fogo, porém conta com halogênio. Essa substância faz o papel de resistência ao fogo, o que o torna ótimo também para lugares onde há grande circulação de gente e que demandam mais atenção com relação aos incêndios.

MDF com resistência nuclear

Indicado para todos os tipos de móveis, por conta da sua durabilidade, esse tipo de MDF é tratado com componentes que o tornam ainda mais resistente, proporcionando mais vida útil à peça.

MDF laminado

Perfeito para móveis, pisos, paredes e divisórias, este MDF é revestido por resina melamínica e ureia. É um material leve e resistente.