Checklist do sucesso: tudo o que você precisa verificar antes de instalar um móvel
Tão importante quanto a fabricação, a instalação dos móveis é uma etapa c...
Conhecer as ferramentas básicas corretas para a montagem de um móvel é importante tanto para quem já conhece os materiais adequados quanto para os que estão começando.
Para os que já trabalham com marcenaria, conhecer melhor as ferramentas básicas demonstra conhecimento e especialidade no assunto, habilidades que transmitem ao cliente mais segurança.
Aqui estão algumas ferramentas que podem facilitar o seu dia a dia:
A função da serra tico-tico é fazer cortes regulares por meio de suas lâminas, que, por suas diferentes dimensões, possibilitam diversos cortes, como em diagonal, circulares etc. Os modelo de serra com fio são mais comuns e têm bom custo-benefício. Os modelos à bateria são mais caros, porém, para quem usa a ferramenta na marcenaria e se desloca muito para locais com difícil acesso a energia elétrica, essa pode ser a melhor opção. Tenha atenção ao tempo de duração da carga e prefira modelos que tragam uma bateria adicional.
O martelo é uma das ferramentas mais conhecidas e tem finalidade dupla: uma base para facilitar a fixação e outra para auxiliar na extração.
Os alicates ajudam a segurar, prender, apertar ou até mesmo cortar determinados objetos, conforme observado nas figuras acima. Cada formato, dimensão, angulação tem uma função específica. A ferramenta também “multiplica” a força do usuário, pois oferece uma vantagem mecânica. Além disso, também é ideal para alcançar lugares difíceis ou para manusear objetos mais delicados.
Claro que, sem uma boa furadeira, as brocas são inutilizadas. São tantos modelos e marcas de furadeiras no mercado, que podem acabar confundindo até mesmo os mais experientes. Para evitar dores de cabeça e a frustração da perda da qualidade no serviço, confira dicas para encontrar a furadeira ideal.
Com a principal função de furar a madeira, as brocas de aço rápido e widea são as mais utilizadas em todos os tipos de madeiras: duras, macias, contraplacados, compensados, fórmicas, aglomerados etc. Existe uma grande variedade de brocas no mercado. Por isso, quando o trabalho exigir maior produtividade ou menor desgaste, opte pelas diamantadas.
O estilete é ótimo para cortar os mais diversos materiais. Por ter punhal e uma ponta bem afiada, facilita na hora dos cortes e em alguns acabamentos quando necessário.
A tupia manual tem como função desenvolver acabamento em móveis, como ranhuras, molduras, entalhes, chanfros, encaixes ou detalhes arredondados. No mercado encontramos algumas variações de tupia, portanto, na hora da compra, é importante procurar a que seja mais adequada às suas necessidades.
Os grampos e sargentos servem basicamente para a fixação de objetos. São ferramentas úteis e versáteis que podem substituir razoavelmente uma morsa.
Não se esqueça: antes de iniciar qualquer trabalho, é necessário realizar um planejamento do que será feito, como o orçamento e o plano de corte.