Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
Para entender por que a marcenaria é a profissão mais antiga do mundo, temos que voltar aos mais antigos registros da história do ser humano. Você sabia que, juntamente com a pedra, a cerâmica e os materiais de origem animal, a madeira foi um dos primeiros materiais utilizados pelos nossos ancestrais? Ferramentas, utensílios, abrigo. Tudo isso tornou a habilidade do ser humano em manipulá-los um ponto-chave no seu processo de evolução e desenvolvimento.
Em todos os registros de civilizações de que temos notícia, a humanidade sempre utilizou a madeira para construir, criar objetos de decoração, ferramentas e muito mais. Temos exemplos de marcenaria na história de diversos povos, como gregos, egípcios, chineses, romanos e muitos outros, com diferentes estilos e técnicas, mas sempre presente.
Alguns registros de móveis feitos de madeira pelos egípcios datam de 2.000 anos antes de Cristo. Até na Bíblia existe um grande exemplo de marcenaria: quem nunca ouviu falar da história da arca de Noé?
À medida que o ser humano adquiriu melhores habilidades na marcenaria, outros empregos da madeira se tornaram possíveis. A construção de móveis, casas e até barcos é um exemplo. Com isso, as civilizações começaram a se desenvolver e a evoluir. Como resultado, temos um legado enorme e um amplo catálogo e peças de marcenaria produzidas através dos tempos.
No decorrer do anos, muitos marceneiros acompanharam as tendências, que se modernizaram, trabalhando com o manuseio de máquinas e o auxílio de ferramentas. Porém, em linhas gerais, a marcenaria está ligada mais ao ramo artesanal do que ao industrial.
Apesar de existirem hoje diversos tipos de máquinas capazes de fazer diferentes processos de produção, como corte, lixamento e acabamento, ainda se faz necessário ter a criatividade, a habilidade e a sensibilidade do marceneiro nos resultados do trabalho dessa arte milenar.
A arte da marcenaria traz soluções para clientes, e a confecção de projetos personalizados é algo muito almejado. O setor realmente faz toda a diferença no dia a dia das pessoas, e o consumo de móveis é uma necessidade de todos e cresce a cada dia.
Tendo sido o Brasil uma colônia portuguesa, é natural que o nosso mobiliário seja, antes de tudo, um desdobramento do mobiliário português. Embora o material empregado fosse brasileiro, os móveis do colono eram extremamente singelos e despretensiosos, pois a ele só interessava o essencial.
A simplicidade mobiliária dos primeiros colonos manteve-se depois como uma das características da casa brasileira. Mas, se a arrumação era despretensiosa, as peças em si eram bem trabalhadas, modernas, bonitas e elegantes.
O prazer de fazer bem feito era tudo o que importava. Como o nosso móvel segue sempre de perto a evolução do móvel europeu, deverá, portanto, ainda acompanhar as transformações produzidas pela técnica contemporânea.
O dia 19 de março foi escolhido para comemorar o Dia do Marceneiro por ser o dia de São José – também celebrado nessa data.
A marcenaria, uma das profissões mais antigas do mundo, tem seus primeiros registros em tempos chamados de bíblicos. São José foi carpinteiro e, por isso, segundo a Igreja, é considerado o padroeiro dos profissionais desse ofício.
Com o tempo, os marceneiros também foram incluídos nessa data comemorativa devido à proximidade entre as duas profissões.
Para alguém aprender marcenaria, é necessário desenvolver as técnicas com um mestre marceneiro. Aos que não têm a oportunidade de ter um mestre, mas sonham em exercer a profissão, é possível fazer cursos de marcenaria.
Tendo acesso remoto às aulas explicativas em vídeo, o aspirante a marceneiro pode aprender todos os conceitos mais básicos da profissão, inclusive, os processos considerados mais avançados. A marcenaria se tornou uma profissão mais democrática, mas desde que se tenha dedicação para se aperfeiçoar constantemente. Isso é fundamental.
A arte de confeccionar móveis em madeira e seus derivados é a melhor definição que se pode dar à marcenaria. Marcenaria é uma área de atuação bastante ampla, com mercado crescente, bem definido, que precisa cada vez mais de bons profissionais. A cada ano que passa, devemos valorizar ainda mais essa área. Afinal, a marcenaria é a profissão mais antiga do mundo.
A marcenaria deve ser reconhecida pela arte, por todos os projetos inteligentes que trazem praticidade e facilidade aos clientes e pelo conforto e sofisticação que os projetos oferecem para o nosso dia a dia.