Você sabia que o controle do estoque e a organização da marcenaria melhoram a produtividade e podem até impactar o sucesso das vendas? Saber o que você tem disponível no estoque faz diferença no momento de fechar um orçamento e combinar o prazo de entrega. E é certo que a execução dos serviços fica mais fácil se os materiais e equipamentos estão mais acessíveis.
Veja a seguir dicas simples para a organização da sua marcenaria que podem tornar o seu dia a dia mais eficiente.
Dica #1 – Atenção ao layout
Pensar no layout da marcenaria e reformulá-lo, se necessário, pode trazer ganhos. Afinal, uma boa disposição dos equipamentos facilita o fluxo de produção e aumenta a produtividade. Lembre-se de que as ferramentas têm que estar sempre à mão. Além disso, considere também a quantidade de profissionais em sua marcenaria, pois todos têm que ter um espaço funcional para trabalhar.
Dica #2 – Controle de estoque
Manter estoque significa cuidar de dinheiro que já foi investido e que precisa de um bom gerenciamento. O estoque de sua marcenaria deve ter de 70% a 80% de itens necessários à maioria dos móveis (como cavilhas, corrediças, dobradiças, parafusos do tipo estrutural etc.). Afinal, isso evita atrasos nas entregas e garante o orçamento inicial. Atenção: matéria-prima acumulada por mais de 30 dias pode afetar as finanças do seu negócio.
Dica #3 – Quando menos é mais
Todos sabem que os painéis de madeira são a principal matéria-prima da marcenaria, então você deve ter muito cuidado no armazenamento desses produtos. A armazenagem de painéis de MDF e MDP só vale a pena se eles têm giro rápido. Além disso, procure armazená-los sempre alinhados, para evitar empenamento. Caso estejam em pallet sobre pallet, assegure-se de que os calços estejam perfeitamente alinhados.
Dica #4 – Manutenção em dia
Equipamentos quebrados representam produção parada – por isso, invista na manutenção periódica. Manter os equipamentos em perfeito estado de funcionamento não é difícil. Fazer a limpeza diária (retirando resíduos) e as manutenções indicadas no manual do fabricante já é suficiente para o bom rendimento e eficiência. Afinal, isso garante maior produtividade, segurança e qualidade dos serviços.
Dica #5 – Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia pode ser utilizada para melhorar qualquer processo, bem como para aumentar a produtividade das empresas. E a marcenaria não está fora dessa realidade, pois o mercado oferece diversas facilidades que contribuem para a eficiência do trabalho do marceneiro. Serras modernas, projetadas para aproveitar melhor a matéria-prima e reduzir o descarte por cortes errados, e softwares que facilitam a realização de orçamentos de projetos são exemplos de avanços tecnológicos que podem trazer ganhos importantes para seus negócios.
Fique por dentro das novidades. Siga o Clube Duratex no Instagram!