Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Quem não gostaria de fechar mais negócios? Muitos negócios. É isso que todos os segmentos estão buscando depois de um período de vacas magras, que está dando sinais de que começa a chegar ao fim. Se você tem uma marcenaria, também deve estar com essa sensação de que precisa fechar mais negócios e voltar a contabilizar lucros.
Reunimos então para você algumas dicas básicas, mas que valem ser lembradas sempre, pois são a base para o sucesso e o crescimento de uma empresa.
Nos últimos anos, com a situação econômica difícil que vivemos, todo mundo apertou o cinto e adiou planos. Agora, com a perspectiva de retomada dos negócios e dos empregos, os clientes estão, aos poucos, reaparecendo. Porém, estão mais exigentes e com menos dinheiro no bolso. Entender essa situação é fundamental para conquistá-los e fechar vendas. Portanto, apresente alternativas, aceite negociações e facilite o pagamento. E lembre-se: se você não fizer, alguém fará.
Frente a um cliente em dúvida, a melhor saída é apresentar opções que atraiam, surpreendam e conquistem. Uma forma de fazer isso é propor diversos padrões e acabamentos, mostrando diferentes texturas, cores, madeirados e combinações. Procure perceber o que mais agrada e permita que o cliente avalie com calma todas as possibilidades. Algumas pessoas acabam não fechando um negócio porque ficam inseguras ou não se encantam pelas alternativas apresentadas.
O atendimento cordial, eficiente e rápido faz diferença. O cliente vai se lembrar de você em uma nova oportunidade e, eventualmente, recomendar seus serviços a pessoas do relacionamento dele. Portanto, é fundamental adotar ações simples, mas que têm grande significado, como, por exemplo, ligar depois da instalação do móvel para saber se está tudo certo ou enviar uma mensagem em datas como aniversários e no final do ano.
Atualmente, é nas redes sociais que as pessoas conversam, descobrem prestadores de serviços e procuram recomendações. Por isso, vale a pena marcar presença em redes como Facebook e Instagram, onde é possível publicar fotos de um projeto executado. E, se você fizer isso, não se esqueça de pedir que o cliente que ficou satisfeito com aquele projeto faça um comentário positivo. Os amigos dele e outras pessoas vão ver que ele endossa seu trabalho, o que pode gerar mais negócios para você.
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