Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Você, empresário marceneiro, certamente questiona-se sobre a melhor forma de calcular corretamente o preço de venda dos seus projetos sob medida. Afinal, é verdade, existem muitas variáveis no meio além dos materiais: a mão de obra, que pode variar, as comissões, o custo para manter a empresa e ainda… O tão desejado lucro, que para muitos está difícil de manter em um mercado tão competitivo.
Então fique tranquilo, pois neste artigo vamos lhe ensinar a fórmula ideal para chegar ao seu preço de venda, considerando todas as variáveis envolvidas na produção de móveis sob medida.
Primeiro vamos retomar rapidamente o conceito de mark-up. O mark-up é um índice aplicado ao custo de um produto para obtenção do preço de venda do bem ou do serviço comercializado. Ao aplicar o mark-up correto, você chegará a um valor que cobre todos os custos fixos e variáveis, além da margem de lucro pretendida.
Leia mais:
Então, para obter o índice, é preciso aplicar uma fórmula que leva em conta três variáveis:
Despesas fixas (DF): Essas despesas, como o próprio nome já diz, são fixas e aparecem independentemente de suas vendas. Exemplos: aluguel, água, luz, telefone.
Despesas variáveis (DV): Impostos.
Margem de lucro (LP): Qual é a margem que você quer ganhar sobre o produto que está sendo vendido?
Agora, vamos exemplificar um cálculo considerando os seguintes valores:
DF = 25 | DV = 12 | LP = 18.
Mark-up = 100/100 – (DF + DV + LP)
Então 100/[100 – (25 + 12 + 18)].
Mark-up = 100/45.
Mark-up = 2,22.
Dessa forma, se o custo de produção for R$ 2.000, por exemplo, é só multiplicar:
Preço de venda = 2.000,00 x 2,22
Preço de venda = R$ 4.444,44.
Pronto, o seu preço de venda está calculado! Para facilitar ainda mais o seu dia a dia, criamos uma excelente planilha para o cálculo automático do mark-up: