Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Já falamos em artigos aqui do Clube que um ambiente organizado garante mais produtividade para a marcenaria e menos estresse para o empresário. O fluxo de trabalho acontece de forma natural, e a chance de surpresas desagradáveis diminui consideravelmente.
E as vantagens não param por aí, o impacto da organização se reflete na economia de recursos, tornando o negócio mais competitivo e com possibilidade de obter margens de lucro mais elevadas.
A mudança começa quando entendemos que alguns dos nossos hábitos e práticas já enraizados, que antes garantiam resultado, precisam ser reconsideradas. Hoje o mercado é outro, os clientes mudaram, e uma nova forma de pensar precisa ser praticada, ainda mais se o seu desejo, muito provavelmente, é o crescimento e a evolução da sua marcenaria, não é mesmo?
O primeiro passo é entender o que é perda. Perda é tudo aquilo que está nos processos e produtos e que não agrega valor aos olhos do cliente. Certo, mas o que isso tem a ver com economia de material? Absolutamente tudo. A preocupação em economizar material é importante, mas estar ciente de todas as possíveis perdas dentro da marcenaria é fundamental.
Mas, afinal, o que fazer e quais são os passos necessários para começar a eliminar as perdas da marcenaria?
A falta de processos pode provocar inúmeros erros durante a montagem de um projeto, ocasionando perda de tempo e desperdício de matérias-primas.
Independentemente do tamanho da sua marcenaria, é preciso definir o layout ideal para o seu setor produtivo. Considere uma sequência lógica e evite atrasos na entrega de projetos importantes.
Portanto, como falamos no decorrer do artigo, é preciso mudar a nossa forma de pensar para obter melhores resultados. Redefinir um novo sistema de montagem dos móveis, considerando aquilo que o cliente valoriza, é um ótimo caminho. Além de economizar recursos, você agrega valor ao projeto.
CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD DO CHECKLIST COMO ECONOMIZAR MAIS MATERIAL NA MARCENARIA
Além disso, nos próximos artigos do Clube, você vai ver mais informações sobre sistemas de montagem e como esses sistemas podem eliminar a sua perda no dia a dia da marcenaria.