Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Vamos começar este post sobre Planejamento Estratégico fazendo um exercício de reflexão, que servirá como ponto de partida para o principal assunto do texto: pensando estrategicamente na sua marcenaria. Quando você imagina uma empresa de sucesso, aquela que é referência para você e seu negócio, quais são as empresas que vêm a sua mente? Pensou? Legal, agora guarde essas empresas na sua memória, pois voltaremos a falar delas no decorrer do texto.
Hoje iniciamos uma ótima série sobre Planejamento Estratégico na Marcenaria, em que você vai aprender grandes dicas, sacadas, insights e ferramentas para criar um planejamento estratégico moderno e consistente para sua marcenaria. Vamos juntos nessa jornada?
Sabe aquela vontade que você tem de vender mais, fidelizar mais clientes, entregar os projetos em menor tempo, ter uma equipe mais engajada e se diferenciar da concorrência? Com planejamento estratégico, todos esses desejos serão organizados para que, de forma também estratégica, possam ser alcançados. Entenda que o planejamento estratégico funcionará como um GPS, que o guiará até o destino aonde você deseja levar a sua empresa.
Estamos em um cenário de constantes mudanças, em que os ciclos de inovações estão cada vez mais curtos e as tendências do mercado consumidor mudam constantemente. Então é preciso cuidar para não basear todo o seu planejamento estratégico em projeções futuras. Afinal, está cada vez mais difícil prever o que acontecerá na economia.
Por isso, a solução para este cenário é desenvolver e entregar para o mercado soluções inovadoras. Continuar explorando um produto ou uma forma de atuação por muito tempo pode trazer prejuízos para o seu negócio. Entenda que hoje o tempo para lançar uma novidade no mercado não é tão grande quanto era há 10 ou 15 anos. Portanto, o tempo para explorar essa novidade é bem menor. Por isso, estabelecer um processo de inovação na sua marcenaria pode colocá-la sempre à frente da concorrência por meio da entrega de produtos e soluções nunca antes pensados.
É preciso entender que o planejamento estratégico com foco na inovação será uma excelente tática para dar vida a sua marcenaria, mantendo-a no mercado de forma sustentável.
Por muitos anos, as grandes indústrias criaram planos estratégicos baseados em buscar vantagem pela posição da marca, distanciando-se, assim, do seu consumidor. O resultado dessa ação são rios de dinheiro jogados fora por causa do lançamento precipitado de produtos no mercado, distantes do que o cliente necessitava.
As pequenas marcenarias que pensarem estrategicamente e de forma inovadora podem aproveitar um nicho de mercado muito promissor e que está muito disposto a comprar produtos cada vez mais personalizados.
“Mas então? Qual é o próximo passo e o que eu devo fazer para começar a montar o planejamento estratégico da minha marcenaria?”
Essa resposta você terá no próximo artigo. Mas, enquanto isso, já pode ir pensando nas questões abaixo, que serão a base para a construção do seu planejamento estratégico.
Este episódio do nosso amigo Martins pode te ajudar com esta reflexão.
Fique de olho no Clube para os próximos artigos!