Planeje sua marcenaria para 2025.
O começo de um novo ano é o momento ideal para renovar as energias e traçar p...
Saber empreender define o rumo do negócio. Afinal, passou o tempo em que o diferencial – móveis sob medida – garantia o sucesso para uma pequena marcenaria. Foco só no produto sempre garantiu o sucesso das marcenarias porque os clientes vinham até a empresa. Isso continua sendo importante, mas não é o suficiente.
É preciso empreender e entender melhor seus clientes, entender as novas necessidades do mercado, ter agilidade em atendimento, entrega e assistência.
E tudo começa pela cabeça do dono da marcenaria. Neste artigo vamos mostrar os principais pontos que um empreendedor considera para melhorar o seu negócio. Vamos conhecer cada um deles?
A princípio, todo negócio deve ter um sentido, uma razão de ser. Por isso, definir claramente o motivo da existência do negócio facilitará o engajamento dos funcionários e toda a relação com os clientes.
Além de saber projetar e produzir móveis, é preciso ter empatia com o cliente, saber negociar, aplicar técnicas de vendas, fazer gestão. Por isso, esses assuntos devem ser estudados para você entender como aplicá-los no dia a dia da marcenaria.
Diferentemente de persistência, a resiliência é a capacidade de se adaptar às mudanças. Enfim, é a habilidade de lidar com a pressão do dia a dia. É a capacidade que orienta para o futuro.
Quando um negócio é pequeno, não tem jeito, o proprietário precisa fazer de tudo um pouco. Contudo, qualquer chance que tenha de delegar alguma tarefa a outra pessoa, para ter mais tempo para pensar melhor no negócio, já fará diferença.
Enquanto a marcenaria não tiver um sistema construtivo definido, ficará muito dependente das pessoas e principalmente do proprietário na criação dos projetos. Ter um padrão de construção define como o trabalho deve ser feito, eliminando muitas surpresas.
Sistema construtivo é o conjunto de elementos devidamente organizados como regras de encaixe, tipos de materiais utilizados, medidas ou atributos utilizados na engenharia do mobiliário. Em outras palavras, o sistema construtivo torna-se a identidade da marcenaria.
A padronização é a base para uma operação estável, e só dessa forma será possível gerenciar. Um empreendedor precisa de tempo para tomar decisões. Se muitas surpresas ocorrerem todo dia, a operação sempre vai ocupar muito o tempo do proprietário. Um exemplo é a definição de um processo de corte, outro para laminação e furação, independentemente do tipo de mobiliário produzido.
Agora que você conheceu os principais pontos para melhorar o seu negócio e empreender, fique ligado nos próximos conteúdos do Clube Duratex. Sempre tem dicas práticas para transformar a sua marcenaria e obter ótimos resultados.
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