Como utilizar tom madeirado para aquecer e valorizar ambientes com muito branco

O branco traz a sensação de um espaço maior e mais limpo, enquanto tons madeirados valorizam muito, adicionando profundidade e elegância

Por Redação | 27 de setembro de 2019 às 10:46

Compartilhar

Em ambientes muito brancos, a mistura de texturas pode tornar o espaço ainda mais interessante e trazer aconchego. Por isso painéis madeirados são uma ótima alternativa para levar esse contraste para os ambientes da casa e valorizar a decoração.

Créditos: Casa de Valentina

A cor branca traz a sensação de calmaria. Por sua vez, os tons quentes e texturas orgânicas, como a madeira, vão criar profundidade e refinar o espaço. Dessa maneira, o ambiente fica com um aspecto higiênico, elegante e tranquilo.

Além disso, o interessante dessa mistura é que ela pode se dar de diversas maneiras, indo desde instalações nas paredes até objetos que ajudam a compor o ambiente. Então aqui vão 5 propostas que podem servir de inspiração para o casamento perfeito entre branco e madeira em diversos cômodos da casa.

Suíte

Crédito: Gisele Taranto

Ao quarto com paredes brancas, você pode trazer o madeirado na cama, cabeceira e mesas laterais. Para esse cômodo da casa, é sempre interessante dar opções que prezam pelo conforto.

A madeira, por não absorver nem muito frio, nem muito calor, ajuda a deixar esse espaço sempre aconchegante e ainda proporciona um visual bem estiloso. Na foto acima, por exemplo, o efeito artesanal de mosaico na cabeceira da cama, do padrão Gepeto, traz uma sensação de acolhimento.

Banheiro

Créditos: Clare/Anita Yokota

Nesses projetos, as pias brancas entram como um elemento contrastante aos armários em MDF. Além de tudo, usar a madeira nos projetos da casa aumenta o isolamento térmico e acústico, aproxima o ambiente da natureza, cria uma atmosfera mais confortável e ainda cria uma maior resistência.

Leia mais

Sala

Créditos: Publicidade e Marketing 

Para salas com o ambiente claro, é interessante escolher móveis que ocupem espaço e deixem a área de circulação livre. Adicionalmente, é possível até mesmo revestir o teto com MDF para trazer um contraste e ainda estar atento às tendência do mercado mobiliário.

Escritório

Crédito: Janaina Naves – Aleggra Design & Arquitetura

A bancada em formato T garante mais espaço, pois otimiza a área de trabalho do home office. Dessa forma, é possível construir armários para guardar os materiais de escritório e uma área para computadores.

Cozinha

Créditos: Almost make perfect

Além disso, na área da cozinha, também é possível combinar os elementos brancos com detalhes em madeira. Por isso, nesse projeto, a mesa da cozinha de MDF aqueceu o ambiente. Dessa forma, ela trouxe uma sensação de hospitalidade maior a um ambiente que costuma reunir a família e se tornou a protagonista do espaço.

De qualquer forma, as possibilidades são muitas para inventar e reinventar os ambientes brancos e os destacar, aquecer e valorizar com padrões madeirados.