Como escolher o vidro ideal para móveis planejados
Além da madeira, o vidro também desempenha um papel significativo em móveis p...
Primeiramente, pensar em uma decoração nesse estilo é pensar de forma simples e minimalista, e isso se reflete também na hora de projetar uma cozinha escandinava. O estilo nasceu na região norte da Europa, por volta da década de 1950, especificamente na Dinamarca, Suécia e Noruega. Principalmente por serem regiões muito frias na maior parte do ano, as pessoas costumavam passar muito tempo dentro de casa fugindo das baixas temperaturas climáticas. Assim, surgiu um estilo de decoração que busca o aconchego por meio de cores claras, tons pastel e texturas mais suaves.
Logo, por buscar esse aconchego, o estilo escandinavo pode ser aplicado em vários ambientes da casa, inclusive na cozinha. Isso inclui abusar de itens de madeira e fibras naturais, com forte presença do trabalho da marcenaria.
Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que fazem toda a diferença ao criar móveis nesse estilo e dar destaque para a sua marcenaria.
Créditos: Revestindo a casa / Conexão Decor
Em primeiro lugar, no estilo escandinavo, simplicidade é a palavra que deve nortear o seu trabalho, junto da praticidade. Ou seja, ao pensar em um móvel, você precisa ter em mente que neste caso os ambientes são mais abertos e pedem uma decoração sem grandes quebras, buscando a amplitude do ambiente.
Acima de tudo, ouse sugerindo tons madeirados ou unicolores para trazer aconchego aos ambientes com o estilo escandinavo, em que prevalece o branco. Assim, é possível oferecer personalidade e um ambiente imperdível. Neste, por exemplo, temos o padrão Verde Real, que fez toda a diferença sem fugir do estilo.
A porta provençal é uma característica muito presente e marcante neste estilo de cozinha. Porém, para conseguir o efeito da porta provençal, você precisa colar as duas chapas uma em cima da outra: a de cima vem para dar o efeito vazado/volume de uma moldura, e a debaixo, para ser a base.
Créditos: Decor Facil/ Decorola
Junto da porta provençal, você pode instalar diferentes puxadores. Os mais comuns neste tipo de móveis são os em formato de concha, bola ou até mesmo mais geométricos, desde que mantenham a pegada minimalista. Sobretudo, eles acabam complementando o estilo da porta e formando o ambiente que o seu cliente tanto deseja.
Créditos: Casa e Jardim/ Mariana Pesca
Finalmente, agora você já tem boas dicas para desenvolver móveis para uma cozinha escandinava. Para mais dicas como essas, fique de olho nos conteúdos do Clube Duratex.