Varanda Gourmet: confira dicas para criar móveis funcionais com bom aproveitamento de espaço

As varandas gourmet trazem praticidade e aconchego para o ambiente e ainda possibilitam diferentes tipos de móveis para o seu cliente

Por Redação | 13 de dezembro de 2019 às 15:15

Compartilhar

Receber os amigos em casa é sempre muito bom. Melhor ainda é ter um espaço bonito e prático para fazer isso. A varanda gourmet é uma ótima alternativa para ter um ambiente descontraído que possa servir de cenário para muitas conversas e dias bem aproveitados.

Quando falamos em apartamento, muitas vezes temos que lidar com os limites dos espaços e, principalmente, da área como um todo. Por isso, é muito importante que o seu cliente tenha em mente as prioridades e vontades dele.

A varanda gourmet pode ser uma extensão da cozinha e da lavanderia que foge do padrão e, geralmente, é projetada para ser ao ar livre e pensada para que o morador tenha lazer, mas também possa servir seus convidados. Unindo conforto, elegância e praticidade, essa prática pode ser a solução do projeto do seu cliente.

Confira algumas dicas a levar da sua marcenaria para a varanda gourmet do seu cliente!

Organização e circulação

É claro que móveis são indispensáveis em qualquer espaço, mas é preciso estar atento às necessidade do ambiente. A varanda gourmet, por se propor a trazer praticidade, precisa de marcenaria inteligente, que não polua o ambiente, que permita circulação e traga otimização de espaço.

Créditos: Nexxar / Decoração do Apartamento

Além disso, procure sempre projetar os móveis pensando que eles farão parte da vista da varanda. No caso de apartamentos, os móveis devem ser posicionados apontados para a vista do lugar. Já em casas, eles estarão direcionados ao quintal.

Dito isso, armários são indispensáveis nesse caso. Você pode pensar em uma bancada com compartimentos na parte de baixo, que possibilitam o armazenamento de utensílios, louças e produtos. Além disso, prateleiras e nichos podem ser boas soluções para deixar os objetos à vista e fáceis de manusear.

Créditos: Dicas de Mulher / Decor Fácil

Como é um espaço pensado para receber visitas ou descontrair, nele mesas e bancos são indispensáveis para fazer as refeições. Mesas redondas são ótimas para que todos os convidados se enxerguem e possam conversar. Caso a mesa seja retangular ou quadrada, você pode colocar gavetas para armazenar talheres.

Créditos: Daiana Capuci / Iam Arquitetura e Interiores

Para bancos e cadeiras, evite ao máximo tecidos que absorvam muito o cheiro. Por isso, para varanda gourmet, o ideal é usar bancos de madeira.

Créditos: In house / Decor Fácil / Dicas de Mulher

Eletrodomésticos e organização

Quando for projetar os móveis, é sempre bom ter em mente que a varanda gourmet normalmente tem eletrodomésticos, e eles podem estar dentro do seu móvel. Ou seja, você pode pensar em espaços e compartimentos que permitam o encaixe de um fogão, adega ou até mesmo um frigobar.

Se as regras do condomínio permitirem a construção ou instalação de uma churrasqueira, é recomendável que seja instalado um exaustor para sugar a fumaça e evitar que ela entre nos outros cômodos do apartamento.

Créditos: Arquitrecos / Dicas de Mulher

Como muitas vezes nessa varanda está localizado o maquinário do ar-condicionado instalado na sala ou no quarto, existem soluções para escondê-lo e ter um ambiente mais bonito. Uma boa solução é você oferecer o uso de móveis com painéis de MDF ripados, porque eles vão esconder o maquinário, mas também não vão deixá-lo fechado, sem ventilação. Além disso, fica muito bonito e moderno.

Créditos: Devaux-sa / Equality Timber / Casa e Construção

Para otimizar o espaço, você pode acrescentar uma lavanderia ao ambiente, em um cantinho todo planejado com bancada e armários de madeira, ou criar um armário como uma espécie de cômodo escondido.

Para decorar

Agora que levou funcionalidade para o seu cliente, você pode investir na decoração. A varanda gourmet permite uma infinidade de propostas para levar muita personalidade para o espaço do seu cliente.

O revestimento da parede em MDF pode realçar a beleza do lugar, trazendo conforto e elegância. Além de ter diferentes texturas e cores, ele é impermeável e não vai absorver a fumaça.

Créditos: Doce de Menina

Em suma, plantas são sempre ótimas alternativas para trazer mais vida ao ambiente. Além disso, são ótimas para eliminar poluentes no ar e melhorar a qualidade de vida do seu cliente.

Pensando nisso, você pode construir estantes que servirão de base para um jardim vertical ou apenas para colocar as plantas. É possível até mesmo ter uma pequena horta na varanda gourmet.

Créditos: Casa e Jardim

Então o importante é que o seu cliente tenha móveis que funcionem de forma orgânica no ambiente e ainda sejam a cara dele.

Enfim, agora que você já conhece a varanda gourmet e sabe o que precisar levar até o seu cliente, fique por dentro do Clube!